quarta-feira, 7 de agosto de 2013

As mulheres dos Mendonças - parte II

Vocês lembram que fiz um post com um pedaço do livro "O sertão da Pedra Branca", sobre a mulher e as filhas de Francisco da Motta Paes? Nele, eu pedi informações sobre quem seria a filha do casal, e não é que consegui? O pesquisador José de Campos Salles Neto entrou em contato comigo no sábado, dizendo que por meio de história oral ele sabia quem era "A Fera": segundo ele, tratava-se de Lucinda Maria de Jesus, conhecida como Marioca, nascida em 1851 e casada com Joaquim Alves Fagundes Sobrinho.
Em posse desses dados, fiz uma procura na Biblioteca Nacional, e achei o que entendo com uma comprovação do que me foi dito: 



Exemplar do jornal "A união" de 29/02/1888, edição 150, p.1  onde lê-se:

"Que, recebendo o delgado de paraíso denuncia de haver, a 16 do mesmo mez, sido sepultada no cemitério público de S. J. Baptista das Cachoeiras a escrava do fazendeiro Joaquim Alves Fagundes Sobrinho, de nome Maria Paula, fallecida em consequência de sevícias, dirigiu-se aquella autoridade ao referido lugar, onde procedeu à ehxumação e autopsia no cadaver, verificando-se ter a morte sido occasionada por castigos immorados, apezar de terem os medicos exigido o prazo de 5 dias  para darem parecer que ainda não exibiram".


Nenhum comentário: